Centro Espírita Cantinho de Paz, Luz, Esperança e Desde 1965Caridade

Panela de Pressão

Panela de Pressão

Quando um alimento resiste ao cozimento permanecendo duro, logo tomamos uma decisão radical, panela de pressão nele. Com essa comparação podemos analisar o momento apocalíptico que vivemos e concluir: estamos na panela.


Durante nossa jornada evolutiva tivemos todas as oportunidades para amaciar nossas almas no fogo brando da vida e o Grande Chefe usou os mais diversos temperos, como Buda, krishna, Moisés, Lao Tsé e o tempero completo Jesus, mas deixou que fôssemos o sal de Terra para que, usando o livre arbítrio, pudéssemos dar o ponto certo, experimentando, vida após vida, reencarnando, e eis que chega a grande prova para mudarmos de estágio, dando adeus às coisas de criança como anunciou Paulo de Tarço.

E o que significa esta separação?


Na verdade é bem simples compreender se olharmos nossas escolas e seus sistemas; o aluno que ingressa numa escola tem aí todo o material para que aprenda e vá construindo seu conhecimento ano após ano passando de série conforme absorve esse saber, e se não consegue em um ano, tenta mais uma vez, repetindo este. E essas escolas, são divididas em graus apropriados as faixas etárias, indo da educação infantil às faculdades e suas especializações.


E o que acontece com aquele que atinge um certo limite de reprovações numa escola? Ele pode ser convidado a ir para outro tipo de escola, pois ele mesmo não se sente bem vendo a geração inicial de seus amigos avançando e ele estacionado, e essa mesma escola também evolui adaptando-se as novas gerações cada vez mais informadas precocemente.

Essa escola é a Terra e os alunos somos todos nós; a infância espiritual pode ser comparada com a do homem onde na educação infantil não se prioriza a promoção através da avaliação com provas (quantitativas) e sim a observação do seu desenvolvimento das suas habilidades, respeitando o tempo de cada um, depois quando mais dono de si começa um ritmo de aprendizado mais intenso.


E os reprovados onde ficam nessa história?

Bem esses terão que ir para escolas com novos estímulos para seu aprendizado voltando a um estado mais parecido com o da infância espiritual para que possam redescobrir suas habilidades esquecidas em seus equívocos vivências.

Marcos Veda e Colaboração de Cristiane Linhares de Souza.