Centro Espírita Cantinho de Paz, Luz, Esperança e Desde 1965Caridade

É IMPOSSIVEL NEGAR A EXISTÊNCIA DE DEUS

Na capa da Revista Época, em sua edição de 13 de novembro de 2006, vê-se estampada a seguinte manchete: “A CIÊNCIA VAI MATAR DEUS?”. Na chamada da matéria a respeito do assunto, no corpo da revista, lê-se o seguinte título e respectivo subtítulo:A Igreja dos Novos Ateus – Por que um grupo de cientistas partiu para uma cruzada contra a fé no mundo”.


Diante de tamanho absurdo, pretendo através de este artigo apresentar argumentos capazes de demonstrar que é impossível negar a existência de um ser responsável pela criação do Universo, valendo-me, para tanto, da contribuição de filósofos que trataram desse magno assunto ao longo de nossa história, e dos conceitos filosóficos apresentados pela Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, nas questões de 1 a 15 de “O Livro dos Espíritos”, em sua Primeira Parte – Das Causas Primárias.


De pronto, podemos afirmar que, com base nesses argumentos, iremos chegar à mesma conclusão do pensador francês La Bruyère:A impossibilidade de provar que Deus não existe é a melhor prova de sua existência.


ESTUDO DA FIGURA DE DEUS

Na realidade, os homens sempre se abstiveram de estudar a figura de Deus por não poderem entendê-Lo. No entanto, isso não impediu, absolutamente, que os grandes pensadores de todos os tempos, os maiores filósofos e estudiosos nos campos da Cosmologia e da Metafísica, tivessem dedicado sua inteligência e seu tempo à pesquisa e ao entendimento da figura do Criador de todas as coisas e seres do Universo, este tomado no sentido amplo. Criaram até uma ciência para isso, a Teodiceia.


Dois assuntos principais foram objeto do exame desses estudiosos: a) a existência de Deus, e b) a essência de Deus.


Deus Existe?

O grande filósofo da França, Descartes, baseia-se no chamado argumento ontológico, para afirmar que sim: eu tenho idéia de um ser, de um ente perfeito; este ente perfeito tem que existir, pois se não existisse faltar-lhe-ia a perfeição da existência, e então não seria perfeito. É o argumento pela evidência.

Outro vulto notável do pensamento francês foi Voltaire. Seu raciocínio é prático, ao afirmar: "O Universo me espanta e não posso imaginar que este relógio exista e não tenha relojoeiro". Assim, diante da realidade do Universo, é forçoso reconhecer que ele foi feito por alguém. Se esse alguém não foi o homem, só pode ter sido Deus.



ARGUMENTOS METAFÍSICOS


Deve-se, porém, ao famoso S. Tomaz de Aquino, autor da não menos famosa Summa Theológica,a prova da existência de Deus mais convincente, baseada nos argumentos metafísicos.


Mas antes de citá-los, devemos dizer que “metafísico” diz respeito ao estudo das ciências não físicas, e faz parte da Filosofia, cujo objeto é o estudo das causas primeiras ou primárias, das causas supremas. Dessas causas, uma é a maior, Deus. Assim sendo, argumentos metafísicos são sutis, transcendentes. Como dissemos, Tomaz de Aquino, uma das maiores inteligências que o mundo já conheceu, nos diz que a existência de Deus pode ser provada por cinco vias, que são as do movimento, da causalidade, dos seres contingentes, dos graus de perfeição dos seres e da ordem do mundo.Tais argumentos podem, então, ser assim sintetizados:



1 - Se no mundo existe movimento ou mudança, que caracteriza o vir-a-ser, deve existir um motor primeiro que não seja movido por nenhum outro, pois se tudo fosse movido, teríamos o efeito sem causa;



2 - Há uma causa absolutamente primeira, transcendente às causas em geral; assim, se existem as causas segundas, deve existir acausa primeira, porque as causas segundas são efeitos. Aqui, é importante lembrar que os Espíritos definiram Deus exatamente como a Causa primária ou primeira de todas as coisas;



3 - Existem seres contingentes, que não possuem em si mesmos a razão de sua existência, que são, mas poderiam não ser; logo, se existem seres contingentes, deve existir um ser necessário;



4 - Nas coisas existem vários graus de perfeição, referentes à beleza, à bondade, à inteligência, à verdade; então, deve haver um serinfinitamente perfeito, porque o relativo exige o absoluto; e

5 - Prova pela ordem do mundo, pela organização complexa do Universo, pelo governo das coisas, tudo devido a uma inteligência ordenadora, superior, absoluta, necessária.


A EXISTÊNCIA DE DEUS E O ESPIRITISMO


Se não houvesse motivos outros para admitir a existência de Deus, um seria o bastante, conforme está na Questão 4 de “O Livro dos Espíritos” formulada por Allan Kardec: “Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?” Vejamos então a resposta dos benfeitores espirituais: "Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a Causa de tudo que não é obra do homem e a vossa razão responderá". E Kardec acrescenta: "O universo existe, logo tem uma causa". Por tudo isso, repetimos: Deus é a causa primária de todas as coisas.

Para se crer em Deus, portanto, nem é preciso ser religioso. Basta lançar o nosso olhar sobre as obras da Criação e usar o raciocínio que a própria ciência utiliza, acima enunciado pelos benfeitores espirituais a Allan Kardec. Se procurarmos a causa de tudo o que existe no Universo, e que não foi feito pelo homem, logicamente encontraremos como resposta a criação de Deus. Eis porque a Doutrina Espírita assevera que “Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas”, conforme a primeira questão de “O Livro dos Espíritos”, publicado por Allan Kardec em 18 de abril de 1857.
Ora, se o Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar de que essa causa seja Deus é negar que todo efeito tem uma causa, e admitir que o “nada” pôde fazer alguma coisa. Quem poderia, por exemplo, ter criado as estrelas, disseminadas aos milhões no espaço infinito? Aliás, instintivamente pode-se crer também na existência de Deus, pois esta é uma idéia universal que se observa mesmo nas criaturas mais atrasadas ou selvagens. Isso prova que esse sentimento não é fruto da educação, ou resultado de idéias adquiridas.

Portanto, podemos afirmar que esse “relógio”, valendo-me do pensamento de Voltaire, esse incomensurável mecanismo que é o Universo, foi projetado e executado por uma grande inteligência, a que denominamos Deus, ou o mesmo que: Grande Arquiteto, Alá, Jeová, Grande Foco, Oxalá, Energia Suprema, cognominado por diversas crenças e religiões.

Gerson Simões Monteiro é Presidente da Fundação Cristã-Espírita

Cultural Paulo de Tarso Operadora da Rádio Rio de Janeiro

e-mail: gerson@radioriodejaneiro.am.br.